sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aula de Animação Experimental - Casa Amarela



O vídeo acima foi o resultado prático de uma aula-experimento de animação pintura-no-tempo e timelapse, que realizei em dezembro do ano passado no curso de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, aqui em Fortaleza. A ideia básica era introduzir os alunos ao universo da animação experimental, através da abordagem da pintura-no-tempo. Como só contávamos com uma aula, resolvi mudar o esquema tradicional das oficinas e cursos que ministro; assistimos a apenas um filme de referência (Motion Painting no. 1, do mestre Oskar Fischinger) e depois partimos direto pra ação.



Eu queria pegar o movimento dos alunos, o ato de pintar em si, sua movimentação em volta da imagem. Para isso, colocamos a câmera o mais alto possível na truca, ajustei a lente para pegar todo o campo e uma placa de madeira já estava preparada para a pintura e posicionada sobre a base de trabalho. Mas o desafio só começou - eu ainda me perguntava como, em pouco mais de uma hora, iríamos conseguir fazer um material de duração razoável para os alunos 'pegarem o espírito' de animar assim? A solução então - que contemplava tanto isso como pegar as ações deles ao animar - foi captar tudo em timelapse: ajustei a câmera para fotografar a cada cinco segundos e os alunos foram pintando a superfície, de modo livre e espontâneo. Como sabiam quando a câmera dispararia, foram trabalhando de modo criativo, ora se deixando ver, ora modificando a imagem rapidamente e se ocultando. Foi, de fato então, um experimento que mistura time-lapse e pintura-no-tempo. Fiquei ainda algum tempo me perguntando se um filme desta forma pode ser mesmo considerado animação, no sentido do termo de 'modificação e registro quadro-a-quadro controlado de imagens", mas independente disso, como todo trabalho, o resultado me desperta para as novas possibilidades que podem surgir daí.



Agradecimentos à Mariana Medina, professora do curso, pelo convite, a Josimário Façanha, pela sempre mais do que eficiente (e necessária) assistência e ao NUCA, por ceder o espaço da Sala da Truca, onde o experimento foi realizado. Espero fazer mais destes - com ou sem timelapse - em breve.








2 comentários:

Janaina Maria disse...

Muito legal a oficina e todo o processo. Agora, sabendo como funciona, fica fácil imaginar a complexidade e a beleza do trabalho. Parabéns, Akel. =)

Diego Akel disse...

Obrigado Jana! É complexo e sempre desafiador, mas também sempre vale a pena. Em breve tem mais! :D