terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diário Gráfico


Algumas imagens atuais do meu diário gráfico de bolso, que tenho desde 2010 e contando. A maioria delas - percebo agora - são estudos de rostos e expressões, várias dos quais comecei faz tempo e, conforme acho necessário, vou interferindo nos meses e anos seguintes. A princípio a ideia de mexer em desenhos antigos - e "tirar a sua característica daquele tempo" me parecia uma má ideia, mas cada vez mais me dou conta de que na arte - e talvez na vida - não devemos ter medo de nada e, se der na telha, riscar, jogar tinta mesmo por cima e tchau. Realmente, se já faço isso nas telas, por que não nos desenhos no caderninho?

Uma coisa interessante que li sobre diários gráficos é que eles são feitos para um único público - o próprio artista; isto é, eles são feitos como registro para si mesmo, possibilidades para um possível uso no futuro - ou não -, imagens que podem ser interessantes - ou não - , enfim, coisas que como um todo podem - como também não - vir a ser utilizadas. É, mais do que tudo, um registro sem compromisso. De toda forma, compartilho com prazer estes estudos aqui no blog. Se são bons ou não, e se vão ser úteis para alguma coisa além de protagonizar esta postagem, só o tempo dirá. Vamos então, novamente, em frente :)














Nenhum comentário: