domingo, 19 de fevereiro de 2012

Referência: Theodore Ushev e o belíssimo "Nightingales in December"


Sensacional trabalho do grande animador Theodore Ushev, um cara cuja obra admiro demais. No blog dele ele fala que o filme surgiu de um convite sensacional: O Festival Du Nouveau Cinemá, do Canadá, o convidou para criar um filme seu, na comemoração do quadragésimo aniversário do festival. O filme abriu  as exibições.
Um trabalho como este me emociona na medida que consegue, ao meu ver, ultrapassar e transcender todas as "questões" que tanto nos preocupam  - narrativa, história, aspectos de produção, técnicas de animação, som etc - e ir muito, muito mais além, nos atingindo diretamente no coração. Tudo é criado de forma sincera, livre e, logo, magnífica, e tudo flui resultando num trabalho belíssimo. A sensação, o sentimento da obra, a sua energia, a sua vontade - é isso o que fica. É o que, no fim das contas, passamos a carregar conosco após vermos algo que nos identificamos. Aplaudo de pé e saúdo este que sem dúvida é um dos melhores curtas que já vi. Claro que eu poderia de toda forma dar ainda uma opinião mais técnica; que as imagens são fantásticas, que animação é primorosíssima, que a música é deslumbrante, a montagem precisa, o ritmo perfeito - e é tudo isso! - mas, como coloquei antes, acredito cada vez mais que as sensações são o que realmente ficam, e é o que prefiro fechar dizendo.

Obs.: Se a janelinha acima do vídeo rodar cortada, e se não puder expandir a janela do navegador, ou o filme não rodar, assista o filme diretamente no site do festival, neste link. Só não deixe de assistir! :D

Nenhum comentário: