quinta-feira, 29 de maio de 2014

IV Festival Jeri Digital - Jericoacoara, Ceará

Laurita, Renato, eu, Carol, Rafael, Cecília, David e Elisa, no fim da cerimônia de premiação, fazendo o "5" na torcida pela próxima edição do festival! :D

Há pouco mais de duas semanas dias regressei de Jericoacoara, onde participei do IV Jeri Digital, Festival de Cinema de Jericoacoara. Foi absolutamente incrível! Fui juntamente com minha querida amiga e produtora, Carolinne Vieira, além de lá ter encontrado inúmeros outros amigos, e ter feito mais um monte. Conheci uma bocado de uma cidade espetacular, conversei muito com os realizadores que também estavam lá, de todo o Brasil, vi filmes muito bacanas e aproveitei demais na semana de festival, que mais pareceu um mês, de tanta coisa bacana junta.

Embora já tivesse me inscrito nas edições anteriores, esta foi a primeira vez que fui selecionado pra mostra competitiva e tudo. Estava com o curta Balada do Guarda-Roupa, filme que poucas vezes estive presente nos festivais e mostras onde foi exibido.

Ballad of the Wardrobe | Balada do Guarda-Roupa from Diego Akel on Vimeo.

O festival teve muita coisa bacana, a mostra de filmes foi bem diversas e, como todo festival, mostra bem o perfil da curadoria e direção, neste caso, muito ligada à música, diversidade de olhares (do mais simples e ingênuo ao mais preciso e veterano) e às questões políticas. Houveram também diversas falhas, sendo a principal os problemas na qualidade de exibição dos filmes, pois infelizmente quase todos não foram exibidos na qualidade que havia previamente sido informada ao realizadores. De toda forma, assim como Francis Vale, o diretor do festival, falou, o festival deste ano aconteceu acreditando que seria possível, driblando todos os problemas de poucos recursos, equipe reduzida e outros, mas que resultaram num evento memorável. No fim das contas, como falei ao apresentar meu filme antes da exibição, o maior orgulho é poder ver um evento destes nascer, contornar as dificuldades e se manter, e podermos dizer no futuro que vimos "o começo", conhecemos a história do festival, e assim nos sentirmos em casa, e até de certa forma parte da família do evento. Afinal, acredito que em cada festival assim se forma uma pequena família, entre realizadores presentes, convidados e equipe técnica... família está que talvez se reencontre no futuro, talvez não, mas que ficará nos corações de todos como uma bela lembrança do momento vivido juntos.


Apresentando o filme, junto com Rafael Saar e Elisa Cabral. Foto de Carolinne Vieira.
Assistindo à bela e sincera apresentação de Calé Alencar. Foto de Carolinne Vieira.
Foto de Carolinne Vieira.
Saiu esta matéria ainda com a cobertura do evento pela jornalista Adriana Martins, que me entrevista acima, e que pode ser lida neste link.

E abaixo, algumas imagens que ilustram bem o clima entre os amigos, antigos e novos, e um poucos dos locais que passamos em Jeri. Assim como ano passado, quando estive no Chile para o festival Chilemonos, e passei meu aniversário lá, também aqui foi o mesmo, completei mais um ano em Jeri, em pleno festival, e entre velhos e novos amigos, em cenários incríveis.

Eu e Carol. Foto de Duarte Dias.
Eu entre as queridas Elisa e Laurita. Foto de Carolinne Vieira.
Eu e Rafael Saar. Foto de Duarte Dias.
Elisa Cabral e Renato Sakata numa animada conversa literalmente à beira da praia, num belíssimo entardecer como vários que tivemos em Jeri.
Carol, eu e Renata na Duna do pôr-do-sol, enquanto eu colocava o protetor solar, no que mais parecia uma maquiagem para uma performance de clown.... :) Foto de Duarte Dias.
Toda a turma junta indo de jangada pra Pousada Freddyssimo! Foto de Duarte Dias.
Tomando um banho ótimo com os amigos na Lagoa Paraíso. Da esquerda pra direita, Jorane, Marcley, Carol, eu, Rafael e Duarte. Foto de Bruno Monteiro.
E gostaria de terminar a postagem agradecendo e parabenizando à toda a equipe que tornou o festival possível; Francis, Fiore, Gabriel, Bel, Formiga, Ícaro e todos trabalharam incansavelmente na produção.
Aos amigos Carol, Duarte, Renata, Marcley, Rafael, Berta, Bruno, Amanda e filhos, Renato, Cecília, Laurita, Elisa, Jorane, Jonas, e outros mais que conheci por lá ou revi, obrigado aos momentos mágicos de conversa, ideias trocadas e companhia nestes dias sem igual.

Eu e Carol voltando pra casa! Foto de Berta Lucia Saar.
Mesmo já de volta à "rotina normal", ainda sinto uma energia incrível que veio comigo, que se manifesta em tudo que tenho feito. Imagine, e eu que pensava que uma semana fora das atividades e tudo poderia me atrasar, fazer perder o rumo na volta (pois há uma grande viagem que farei logo mais, breve posto a respeito aqui), Jeri e o festival não só me fizeram um bem incrível como me deu um novo ânimo e energia pra cuidar de tudo que há a ser feito aqui, e seguir em frente, sempre. E vamos nessa! :D

Êêêê! Hahahaha! (foto da querida amiga Carolinne Vieira)

Nenhum comentário: