sexta-feira, 6 de maio de 2016

Autorretratos



Autorretrato, o tema clássico do retrato desenhado ou pintado, ou mais ainda, na fotografia, nestes tempos de selfies. Outro dia estava num blog de uma artista, e ela falava de um projeto pessoal em que fazia autorretratos ocasionalmente nos seus cadernos. Confesso que no momento achei meio bobo, meio narcisista demais, mas - como muita coisa aqui nos meus processos ultimamente - logo revi esse meu pensamento besta e, junto com o que li de outros artistas, fez todo o sentido do mundo - afinal, como dizem eles, somos um modelo que está sempre disponível, que não vai ficar chateado se o retrato não parecer em nada com o real, e ainda, que cobra um preço que podemos pagar. Por que não então?

Estes autorretratos então foram feitos sob diversos contextos, mas sobretudo como treino de um traço mais solto e descompromissado, às vezes inclusive desenhando às cegas. Nada de esboço, precisão, unidade... Na verdade, tentando não pensar em nada - por que acaba que o próprio fato de se fazer algo sem usar regras tradicionais é criar novas regras -, deixar simplesmente fluir. 

Boa parte deles foram feitos após as madrugadas em claro trabalhando num projeto grande (sobre o qual em breve postarei) aqui no estúdio, e queria fazer algum registro de como me encontrava após horas e horas animando até ouvir os passarinhos da manhã cantando. E vamos em frente :-)







Um comentário:

Anônimo disse...

massa Akel !! e provei que não sou um robô